Segurança da Informação e Privacidade com o Gesuas

Segurança da Informação e Privacidade com o Gesuas

Tempo de leitura: 5 minutos

Na política de Assistência Social, os profissionais do SUAS lidam diariamente com informações sensíveis dos usuários e, ao promover a garantia dos direitos de cada indivíduo, precisam também garantir que sua privacidade seja preservada.

Registrar tais informações em papel e armazená-las somente em um armário no fundo de uma sala ainda é a realidade de muitos municípios do Brasil. No entanto, o sigilo demandado coloca-se em risco quando não existe um controle rigoroso de acesso e outras práticas que assegurem a preservação dos dados registrados.

Veja também: Ficha de papel x GESUAS

Contar com um sistema de gestão que auxilie no registro de informações relativas à atendimentos, encaminhamentos realizados entre a rede e benefícios concedidos é uma mão na roda. Não somente por permitir que relatórios sejam gerados em questão de segundos ou por fornecer em tempo real todas informações necessárias para que um trabalho assertivo seja desempenhado, mas também por possibilitar que um controle de acesso seja feito de forma que cada perfil de técnicos tenha acesso a apenas certas informações de um prontuário, por exemplo.

No Gesuas, por exemplo, cada perfil possui acesso restrito a determinadas funcionalidades e informações das famílias e cada técnico, gestor ou coordenador possui suas próprias credenciais de acesso possibilitando que auditorias sejam realizadas analisando cada registro inserido, atualizado ou removido do sistema.

conheca gesuas

Segurança da informação

Se você entende que o sigilo das informações é uma preocupação eminente, e quanto à segurança destas? Tal qual bancos, lojas online e redes sociais que lidam com dados sensíveis durante o acesso, um sistema que se preze precisa atender a requisitos mínimos de segurança. O mais básico destes requisitos é utilizar um protocolo de comunicação seguro para garantir que os dados trafegados entre o seu navegador de internet e o site que está sendo acessado não sejam interceptados pelo caminho por ninguém mal intencionado.

É isso que as letras https no começo do endereço de um site e o cadeado verde na barra de navegação significam! O Gesuas utiliza a mesma tecnologia de criptografia na comunicação que bancos e grandes sites, demonstrando nosso compromisso em manter seus dados sempre seguros.

Cópia de segurança

Além de garantir que informações sigilosas não sejam acessadas por pessoas não autorizadas e que também não sejam capturadas durante a utilização, é muito importante que existam cópias de segurança – ou backups – dos dados para garantir que, em casos catastróficos, seja possível recuperar tudo o que foi registrado desde o início do uso do sistema.

Com o Gesuas, além de poder imprimir relatórios e registros de atendimentos, por exemplo, para arquivamento físico, você também tem a tranquilidade de saber que pode contar com cópias de segurança diárias e semanais realizadas automaticamente. Essas cópias são armazenadas, com toda a segurança possível, em servidores localizados em diferentes partes do globo, garantindo que nenhum dado se perca.

Disponibilidade

Por sua vez, para oferecer um sistema altamente disponível, com toda essa segurança, contamos com um dos maiores fornecedores de computação em nuvem do mundo, garantindo a infraestrutura necessária para que o Gesuas esteja acessível 24 horas por dia, 7 dias por semana! Dentre os diversos motivos de ter escolhido a Amazon Web Services (AWS) como fornecedor destacamos o ponto que temos em comum: especialistas cuidando de tudo para que seus clientes tenham a melhor solução disponível. 🙂

Assim como o Gesuas, gigantes da internet – como Netflix, Spotify e Pinterest, para citar alguns – também confiam na AWS pelo investimento pesado na melhoria contínua das soluções oferecidas. Veja a seguir um trecho retirado da página da AWS sobre a privacidade dos dados hospedados em sua infraestrutura:

“A confiança do cliente é a principal prioridade da AWS. Prestamos serviços a milhões de clientes ativos, inclusive para empresas de grande porte, instituições educacionais e órgãos governamentais em mais de 190 países. Nossos clientes incluem provedores de serviços financeiros, provedores de assistência médica e órgãos governamentais que confiam a nós suas informações mais confidenciais.

Sabemos que os clientes se preocupam muito com a privacidade e a segurança dos dados. […] Também implementamos controles técnicos e físicos responsáveis e sofisticados, projetados para evitar o acesso e a divulgação não autorizados do seu conteúdo.” (Fonte: AWS)

SITE GESUAS

Concluindo

Isso é apenas uma amostra de que, com o Gesuas, você tem mais do que especialistas em política de assistência social. Você trabalha com quem entende e se preocupa em oferecer as melhores tecnologias e práticas de segurança da informação. Uma equipe que trabalha, dia após dia, para oferecer a melhor solução, levando aos quatro cantos do Brasil um sistema de gestão integrada para o SUAS que possibilite um trabalho mais eficiente, dos técnicos até a gestão, oferecendo excelência no atendimento à população que mais precisa dessa política.

Leia também:


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *