3 dicas para um planejamento de sucesso

3 dicas para um planejamento de sucesso

10 minutos Um dos maiores desafios para profissionais da assistência social é dar materialidade para o subjetivo. Em quantos graus os vínculos familiares e comunitários foram fortalecidos após seis meses de trabalho do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos? Ou quantas famílias acompanhadas pelo CREAS não mais sofrerão violências? Quantos adolescentes deixaram de ser vítimas de homicídios após intervenções das equipes técnicas? Estas perguntas beiram à impossibilidade de serem respondidas, mas rodeiam o cotidiano dos profissionais que trabalham prioritariamente para o enfrentamento das Continue lendo

Marcos normativos do Sistema Único de Assistência Social

Marcos normativos do Sistema Único de Assistência Social

11 minutos A assistência social enquanto política pública é relativamente nova, pois sua prática foi marcada durante muito tempo por ações de filantropia e benemerência. Além de estar apocaiada na matriz do clientelismo com caráter meramente assistencialista, onde a ideia do direito e da proteção social ainda não baseavam a sua construção e o problema da pobreza era tido como fruto da incapacidade dos sujeitos de prover a sua própria subsistência, desconectadas das desigualdades sociais geradas pelo sistema capitalista. Embora sua implementação seja um Continue lendo

Plano de Assistência Social: garantindo a gestão com qualidade do SUAS

Plano de Assistência Social: garantindo a gestão com qualidade do SUAS

7 minutos O planejamento é uma característica inerente as atividades desenvolvidas pelo ser humano, desde as condutas mais rotineiras e simples às mais complexas. No ambiente de administração das políticas públicas ele transcende o particular e ganha caráter técnico-político, desprovido de neutralidade, dotado de racionalidade, submetido a um circuito contínuo de “reflexão-decisão-ação-reflexão”, alinhado a um conjunto de regras e parâmetros que tende a editar práticas que promovam as transformações desejadas pela instituição e/ou pela sociedade. O Plano de Assistência Social (PAS), o Orçamento, o Continue lendo

O que é o Benefício de Prestação Continuada (BPC)?

O que é o Benefício de Prestação Continuada (BPC)?

7 minutos O Benefício de Prestação Continuada, também conhecido como BPC ou aposentadoria LOAS, é um benefício socioassistencial instituído com a aprovação da Lei Orgânica de Assistência Social. Em vigor desde 1993, garante às pessoas que se enquadram nos critérios de concessão um salário mínimo mensal a título de manutenção e proteção. Fazendo um resgate histórico, a proteção é a forma que o Poder Público passou a pensar e lidar com as demandas coletivas após a promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil Continue lendo

Estatuto do Idoso: marco para os direitos da pessoa idosa

Estatuto do Idoso: marco para os direitos da pessoa idosa

7 minutos O aumento da população na terceira idade era um fenômeno. Hoje, faz parte do cotidiano da maioria dos territórios, pois o mundo inteiro está vivenciado o envelhecimento considerável dos seus habitantes. Você sabia que existem condicionantes responsáveis por essa transição demográfica? A urbanização, a industrialização, a educação, a saúde pública, a tecnologia médica, a redução das taxas de fecundidade e mortalidade, maior renda, a previdência e a assistência social são exemplos de determinantes que instituíram esse quadro. Envelhecer não se resume ao Continue lendo

Diagnóstico Socioterritorial: veja como fazer!

Diagnóstico Socioterritorial: veja como fazer!

10 minutos É realmente possível desenvolver ações preventivas e proativas na Política de Assistência Social? Para esse questionamento a resposta é sim, desde que se conheça: quem será o alvo das ações? Quais demandas se têm a enfrentar? Quais ações serão necessárias? O que se tem de favorável? Entre outras questões. Não basta apenas o saber científico para realizar ações interventivas de proteção social às famílias em situação de vulnerabilidade. É necessário, também, compreender a realidade dada a partir da busca pelo conhecimento das Continue lendo

Temas para oficinas com as famílias do PAIF

Temas para oficinas com as famílias do PAIF

6 minutos O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) consiste no trabalho social continuado de caráter proativo, preventivo e protetivo. É ofertado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), uma vez que é um dos principais elementos a Proteção Social Básica do SUAS. Neste artigo, iremos oferecer alguns subsídios para o desenvolvimento de temas para oficinas com as famílias atendidas pelo serviço. Fique com a gente para entender! Conforme a normatização vigente, o PAIF tem como objetivos: Fortalecer a função Continue lendo

Modelo de Plano de Acompanhamento Familiar (PAF)

Modelo de Plano de Acompanhamento Familiar (PAF)

1 minuto Quem usa o Gesuas já sabe, mas para quem ainda não utiliza o nosso sistema, que tal facilitar o acompanhamento das famílias no PAIF com um modelo de Plano de Acompanhamento Familiar? As famílias e indivíduos inseridos no acompanhamento do PAIF vivenciam situações de vulnerabilidade social que exigem ações estratégicas, planejadas e pactuadas para se acompanhar e monitorar a superação. Durante os atendimentos, muitas informações são trocadas e intervenções construídas, porém, muitas vezes são perdidas por falta de sua sistematização. De acordo Continue lendo

5 dicas para divulgar as ações do seu equipamento

5 dicas para divulgar as ações do seu equipamento

7 minutos Elaborar, planejar e ter objetivos claros para sua oficina do PAIF ou SCFV não é o suficiente se você não tiver público, correto? Como fazer, então, para que o público prioritário que precisava participar daquela ação se engaje e passe a frequentar o CRAS? Um bom caminho pode ser passar a divulgar as ações do CRAS onde você atua. Os caminhos são muitos e as melhores estratégias com certeza serão as que melhor combinarem métodos online e também os presenciais. Fique com a Continue lendo

Registro Mensal de Atendimentos (RMA) do CRAS

Registro Mensal de Atendimentos (RMA) do CRAS

12 minutos Com as inovações trazidas pelo Sistema Único de Assistência Social, fica evidente a necessidade de adequações na forma de desenvolver a gestão da Política de Assistência Social e na oferta de serviços, programas e projetos. São impostos novos desafios a cada dia, a fim de buscar sempre o fortalecimento da gestão e qualificação das ofertas. É neste contexto que se insere o Registro Mensal de Atendimentos, ou RMA. Um desses desafios é conseguir organizar dados concretos que subsidiem todo o trabalho das Continue lendo