Oficinas para crianças de 0 a 6 anos

Oficinas para crianças de 0 a 6 anos

Tempo de leitura: 8 minutos

As atividades desenvolvidas nas oficinas contribuem para a troca de culturas e vivências, promovendo o desenvolvimento do sentimento de pertença, identidade, fortalecimento dos vínculos familiares, bem como o incentivo de crianças e adolescentes ao convívio comunitário.

A participação nas atividades desenvolvidas nas oficinas são extremamente importantes, pois complementam o trabalho social com as famílias, prevenindo dessa forma a ocorrência de situações de risco social.

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Organização das Oficinas para Crianças

 O desenvolvimento de atividades para crianças de 0 a 6 anos, requer que o Educador ou Orientador Social, atue de forma criativa, lúdica e reflexiva. As atividades direcionadas a este público no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), possui eixos norteadores, objetivos e competências a serem trabalhadas com as crianças e seus cuidadores.

As atividades desenvolvidas devem estimular as interações sociais entre a criança e seu cuidador, além de potencializar o desenvolvimento mental, socioemocional, físico e de linguagem.

Elaboração do PIA de crianças e adolescentes em Serviços de Acolhimento

Quais são os eixos que orientam o planejamento e a oferta de atividades?

No SCFV com crianças de 0 a 6 anos, os eixos norteadores são:

eixos norteados 0 a 6 anos
Fonte: MDS

Cada um desses eixos norteadores se relaciona com uma série de competências a serem trabalhadas pelo Educador ou Orientador Social, com o intuito de alcançar os objetivos do SCFV descritos na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.

As atividades  do SCFV desenvolvidas nas oficinas, são organizadas de acordo com as especificidades  de cada grupo e da gestão.

Propostas de Trabalho e Metodologia

As atividades a serem realizadas com crianças de 0 a 6 anos nas oficinas, estão organizadas em duas propostas de trabalho e metodologia conforme veremos a seguir. A primeira está estruturada a partir dos eixos que norteiam o SCFV:

Mapa de percurso SDFV 0 a 6 anos
Fonte: MDS

Já a segunda proposta de trabalho, está estruturada a partir das competências a serem trabalhadas:

Proposta B
Fonte: MDS

 

Cada uma das propostas possuem um percurso, ou seja, uma etapa a ser cumprida. A definição da melhor proposta de trabalho e metodologia para o desenvolvimento das atividades nas oficinas tem como propósito manter as especificidades, e os objetivos do SCFV pelo Educador ou Orientador Social.

Outro aspecto importante da proposta de trabalho é a de proporcionar ao cuidador da criança, que geralmente é um familiar, a capacidade de enfrentar determinados desafios na relação com as crianças, como o exercício da parentalidade de forma consciente e responsável.

A questão da parentalidade está pautada no bem estar da criança. Ela busca a criação de um ambiente de cuidado e proteção, de modo que as competências adquiridas ou aprimoradas venham a causar uma melhoria da qualidade de vida e das relações da criança com a família e a comunidade.

Para melhor entendimento, entende-se por parentalidade, o exercício dos vínculos afetivos dos pais biológicos em relação à criança, no entanto, este vínculo não está apenas restritos aos pais que possuem vínculos sanguíneos, mas também aos pais adotivos ou de qualquer pessoa que seja responsável pela criança.

Dentre as práticas parentais que espera-se dos cuidadores da criança estão:

  • Brincar;
  • Cuidar;
  • Estar atento e responder aos sinais da criança;
  • Expressar carinho e afetividade;
  • Elogiar a criança;
  • Disciplina baseada no diálogo horizontal e respeitoso;
  • Transmitir por meio de exemplos valores como honestidade, compaixão, generosidade e empatia.

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Encontros em Grupos

As atividades nas oficinas do SCFV são realizadas por encontros em grupos, com frequência semanal ou quinzenal. Possuem duração de uma hora e meia, e devem ser compostas por um percurso de três meses. A participação do cuidador da criança é obrigatório, pois visa ao fortalecimento dos vínculos da criança com os adultos, por meio de brincadeiras, além de promover a troca de experiências.

Os encontros devem considerar a participação de no máximo 30 participantes, sendo 15 crianças e 15 adultos (cuidadores). Poderão ser realizados aos finais de semana, como forma de garantir a participação do cuidador, e também em encontros esporádicos e especiais, para a trabalhar temas específicos ou que requerem maior aprofundamento.

Execução das atividades nas Oficinas

Ao realizar as atividades, o Educador ou Orientador Social além de proporcionar pontos a serem observados durante acolhida dos usuários, deve:

  • Criar um ambiente que estimule a inclusão de todos os participantes;
  • Esclarecer dúvidas acerca das atividades a serem realizadas;
  • Utilizar uma linguagem de fácil compreensão, simples e sem terminologias técnicas;
  • Estabelecer um momento para escuta e reflexao ao final da atividade;
  • Atendar-se aos acontecimento durante a execução das atividades a fim de evitar situações de conflitos ou dificuldades;
  • Formar uma roda e perguntar aos usuários como eles se sentiram e o que aprenderam com a atividade;
  • Incentivar a reflexão crítica acerca dos temas trabalhados, fazendo conexões com os acontecimento do cotidiano.

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Atividades dos Eixos Norteadores

Como vimos, o SCFV possui duas propostas de trabalho e metodologia para a realização das atividades ofertadas às crianças de 0 a 6 anos.  A seguir veremos algumas atividades que poderão ser realizadas em cada um dos eixos norteadores.

1 – Primeiro Eixo: “Eu Comigo”

Primeiro eixo : Eu comigo

Além dessas atividades outras poderão ser desenvolvidas levando as crianças e cuidadores a:

  • Aprender a reconhecer os limites físicos;
  • Aprender a reconhecer os limites emocionais;
  • Aprender a respeitar e admirar a diferença do outro;
  • Aprender a reconhecer o espaço (físico e emocional) do outro e respeitá-lo;
  • Aprender a gostar, antes de tudo, de mim mesmo e me sentir orgulhoso de quem sou;
  • Aprender com os acertos e erros.
  • Aprender a conversar com o outro de forma positiva, afetiva, gentil e sem violência;
  • Aprender que é responsável pelas suas atitudes, escolhas e ações;
  • Aprender a não desistir facilmente e persistir com alegria e positividade.

2 – Segundo Eixo: “Eu Com Quem Cuida de Mim”

Segundo Eixo: "Eu Com Quem Cuida de Mim"

Além dessas atividades outras poderão ser desenvolvidas levando as crianças e cuidadores a:

  • Aprender com acertos e erros;
  • Conseguir realizar atos e gestos que expressem cuidado e afetividade;
  • Conseguir brincar livremente;
  • Valorizar as diferentes experiências infantis de brincadeiras, incluindo as de gerações anteriores;
  • Propor e estabelecer uma rotina clara e consistente nas atividades da criança;
  • Conseguir realizar tarefas em grupo;
  • Conquistar a confiança do outro;
  • Aprender a reconhecer a importância do outro na minha vida como fonte de apoio, partilha e aprendizagem;
  • Aprender a reconhecer o espaço (físico e emocional) do outro e respeitá-lo.

3 – Terceiro Eixo: “Eu Com os Outros”

3. Terceiro Eixo: "Eu Com os Outros"

Além dessas atividades outras poderão ser desenvolvidas levando as crianças e cuidadores a:

  • Aprender a expressar meus pensamentos com clareza para que o outro os compreenda;
  • Aprender a conversar com os outro de forma positiva, afetiva e gentil e sem violência;
  • Conseguir conviver bem com pessoas e grupos diferentes;
  • Conseguir sentir que contribuo e faço a diferença nos espaços em que ajo e interajo; Conhecer melhor minhas relações com as pessoas, com o território e com as instituições;
  • Aprender que tenho direitos, quais são e que os outros também têm.
  • Aprender que tenho responsabilidades comigo e com os outros.
  • Conseguir realizar tarefas em grupos;
  • Conseguir criar e manter relações de amizade.

4 – Quarto Eixo: “Eu Com a Cidade”

tabela 4

Além dessas atividades outras poderão ser desenvolvidas levando as crianças e cuidadores a:

  • Conseguir participar, tomar iniciativa e ser proativo espontaneamente;
  • Conseguir sentir que contribue e faz a diferença nos espaços em que age e interage;
  • Conhecer melhor sua relações com as pessoas, com o território e com as instituições;
  • Conseguir realizar tarefas em grupo;
  • Aprender sobre quem eu sou e me aceitar.

Conclusão

Como podemos observar as atividades realizadas nas oficinas para crianças de 0 a 6 anos englobam uma série de competências cujo objetivo visa promover a convivência e o fortalecimento de vínculos. Os encontros em grupos do SCFV devem ser planejados de acordo com os percursos de cada eixo norteador, respeitando as diversas diferenças, valores, costumes e experiências entre os participantes de uma mesma comunidade.

Leia também

Bibliografia

Caderno de Atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Para Crianças de 0 a 6 anos. MDS, XXXX.
Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais. MDS, 2014.
 Afinal o que é Parentalidade? Link: https://www.adocaoempauta.com.br/afinal-o-que-e-parentalidade/#:~:text=Na%20nossa%20sociedade%2C%20em%20que,acontece%20na%20ado%C3%A7%C3%A3o%2C%20onde%20uma.

 

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