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Ter o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) bem organizado e estruturado no município é a base para garantir que os serviços e benefícios cheguem com qualidade à população em situação de vulnerabilidade.
Uma organização eficiente do SUAS, alinhada à LOAS e à Norma Operacional Básica do SUAS (NOB/SUAS), garante a institucionalização da política pública, define responsabilidades e cria as condições legais para acessar recursos, estruturar serviços e realizar o controle social.
Mas, afinal, como fortalecer o SUAS e garantir que tudo esteja em conformidade com a legislação?
Se você é gestor ou técnica(o) da política de assistência social, este conteúdo é para você!
Trago aqui um roteiro prático para fortalecer a gestão do SUAS no seu município, que serve tanto para estruturar quanto para revisar e aprimorar o que já existe. O roteiro está estruturado em 7 etapas, apresentando o objetivo de cada uma e as ações a serem realizadas!
Etapa 1: Diagnóstico Situacional
Objetivo: entender o que já existe, o que precisa ser atualizado e o que está em falta.
Ações:
- Verificar a legislação municipal:
- O município tem uma Lei Municipal do SUAS? Está atualizada e alinhada à LOAS, NOB/SUAS e à Tipificação dos Serviços?
- Há uma lei de criação do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS) e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)?
- Existe regimento interno do Conselho Municipal?
- Avaliar o Plano Municipal de Assistência Social (PMAS):
- O plano está vigente? (período de 4 anos)
- Está alinhado ao Plano Decenal de Assistência Social?
- Foi aprovado pelo CMAS?
- Mapear a rede de serviços e equipamentos:
- Quantos CRAS, CREAS, unidades de acolhimento existem?
- Há cobertura territorial suficiente?
- Quais serviços estão implantados e em funcionamento?
- Verificar o cofinanciamento:
- O município aplica recursos próprios no FMAS?
- Os repasses federais e estaduais estão regulares?
Etapa 2: Regularização Institucional e Legal
Objetivo: Garantir que o município tenha base legal e institucional para a política de assistência social.
Ações:
- Elaborar ou revisar a Lei Municipal do SUAS, com os seguintes pontos:
- Princípios e diretrizes da assistência social conforme a LOAS.
- Estrutura da gestão municipal do SUAS.
- Composição e funcionamento do CMAS.
- Instituição do FMAS e sua gestão.
- Fontes de financiamento.
- Participação popular e controle social.
- Atualizar o Regimento Interno do CMAS, se necessário.
- Incluir na legislação regras claras sobre:
- Plano Municipal de Assistência Social;
- Programas, projetos e benefícios eventuais;
- Articulação intersetorial.
Etapa 3: Estruturação da Rede Socioassistencial
Objetivo: Garantir que os serviços estejam funcionando e articulados com qualidade.
Ações:
- Avaliar o funcionamento do CRAS, CREAS e demais serviços.
- Verificar se os serviços estão tipificados conforme a Tipificação Nacional dos Serviços.
- Mapear a rede complementar (entidades socioassistenciais conveniadas).
- Garantir equipe técnica suficiente, com profissionais de referência.
Leia também: Equipe de referência ou equipe mínima? o que diz a NOB – RH/SUAS
Etapa 4: Gestão do Trabalho
Objetivo: Fortalecer as condições de trabalho e valorização dos trabalhadores.
Ações:
- Seguir diretrizes da NOB-RH/SUAS.
- Realizar capacitações periódicas da equipe.
- Avaliar o vínculo empregatício dos trabalhadores (evitar vínculos precários).
- Elaborar plano de capacitação continuada. Investir em um Núcleo de Educação Permanente no SUAS é essencial para garantir que os profissionais estejam sempre atualizados sobre as mudanças nas políticas e práticas de Assistência Social, garantindo um serviço de qualidade para a população. Para isso, você pode contar com a Universidade GESUAS. Saiba mais!
Etapa 5: Implementação de Ferramentas de Gestão e Monitoramento
Objetivo: garantir acompanhamento e transparência da política.
Ações:
- Atualizar o Cadastro no CadSUAS.
- Alimentar regularmente os sistemas: Censo SUAS, RMA, Prontuário SUAS, entre outros.
- Criar um painel de monitoramento local com indicadores de:
- Cobertura dos serviços;
- Número de famílias atendidas;
- Gastos por serviço;
- Perfil dos usuários.
- Investir em um sistema de gestão do SUAS, como o GESUAS, que possibilite integrar as unidades do SUAS, padronizar o registro das informações de atendimento e acompanhamentos, acompanhar os benefícios eventuais concedidos, efetivar as ações de referência e contrarreferência e, principalmente, georreferenciar o território risco e ter dados fidedignos para planejar as ações socioassistenciais.
Etapa 6: Financiamento e Prestação de Contas
Objetivo: Assegurar recursos e gestão transparente.
Ações:
- Monitorar os repasses federais e estaduais.
- Garantir cofinanciamento municipal com recursos próprios.
- Prestar contas com regularidade ao CMAS.
- Alimentar os sistemas federais de monitoramento financeiro.
Etapa 7: Participação e Controle Social
Objetivo: ampliar o diálogo com a população e qualificar o controle social.
Ações:
- Fortalecer o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS):
- Atualizar a composição;
- Garantir paridade entre governo e sociedade civil;
- Oferecer formação continuada aos conselheiros.
- Realizar conferências municipais e audiências públicas com regularidade.
- Estimular a criação de fóruns, grupos e redes de participação popular.
Leia também: Conferência Municipal de Assistência Social: porque e como organizar!
Conclusão
Fortalecer o SUAS no município é assumir o compromisso de garantir proteção social com dignidade, equidade e respeito aos direitos da população em situação de vulnerabilidade.
Com um bom diagnóstico, uma legislação alinhada às normativas nacionais, planejamento participativo e um olhar atento à execução dos serviços, é possível transformar a assistência social em uma política pública sólida, eficaz e próxima da realidade das pessoas.
Lembre-se: o SUAS só se concretiza de fato quando está vivo no território, com serviços funcionando, equipes qualificadas, recursos assegurados e controle social fortalecido. O seu papel como gestor ou gestora é essencial nessa construção.
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