Tenha uma gestão de excelência no SUAS em 7 passos!

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2025 é um ano de início de um novo período de gestão do Sistema Único de Assistência Social! E início de gestão é sempre um desafio, tanto para quem já está a frente do SUAS tanto quanto para quem está chegando agora como gestor(a). Afinal, são quatro novos anos de oportunidades para o fortalecimento do SUAS e muito trabalho a ser feito!

E você que está como gestor do SUAS, deve estar se perguntando: “Como posso fazer uma gestão de excelência e fortalecer o SUAS do meu município?” “Como deixar o meu legado como gestor?”

Não há uma fórmula mágica, mas realizar algumas ações fundamentais podem te ajudar a atuar de forma estratégica e pavimentar o caminho para um SUAS de excelência, que garanta proteção social a todos que dela necessitam no território! Vamos às ações:

1- Conheça o SUAS

O SUAS é normatizado por diversas leis e normativas e conhecer a legislação, os objetivos e as diretrizes que regem o Sistema é essencial para dominar seu funcionamento, sua estruturação e organização! Os documentos básicos que são essenciais para você estudar e iniciar sua gestão com o pé direito:

Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS)
Norma Operacional Básica do SUAS (NOB/SUAS)
Norma Operacional Básica de Recursos Humanos (NOB-RH/SUAS)
Resoluções do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS)
Plano Municipal de Assistência Social (PMAS) – Documento do seu município

 

2- Conheça o território.

Além de conhecer o SUAS, como ele se estrutura e quais são seus objetivos, é essencial conhecer o território que você vai atuar! Identifique quais são os problemas e vulnerabilidades ali presentes, as regiões mais afetadas, onde estão e quem são os usuários e quais suas demandas, pois é isso que vai pautar as ações e serviços socioassistenciais do SUAS do seu município!

Para diagnosticar a realidade socioassistencial do município é preciso analisar dados! E onde estão os dados do seu município? Algumas fontes importantes:

📊 Censo SUAS – Informações sobre a rede socioassistencial
📊 CadÚnico – Perfil das famílias em vulnerabilidade
📊 Relatórios de Gestão e Prestação de Contas
📊 Indicadores Sociais do IBGE e IPEA

Leia mais: Passo a passo para conhecer o território de atuação da Assistência Social

3- Mapeie a rede socioassistencial

O mapeamento da Rede Socioassistencial é uma das ações mais estratégicas para um gestor do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Sem esse levantamento, a gestão pode tomar decisões sem conhecer a real situação dos serviços, o que pode resultar em falhas no atendimento, desperdício de recursos ou desigualdade na oferta dos serviços.

O mapeamento permite conhecer quais serviços e equipamentos existem, onde estão localizados e se atendem adequadamente à população.

Por isso, é fundamental identificar os serviços, programas e equipamentos existentes, como:
🔹 CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) – Proteção social básica
🔹 CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) – Proteção social especial
🔹 Centros POP – Atendimento a pessoas em situação de rua
🔹 Conselhos Municipais de Assistência Social (CMAS) – Controle social
🔹 Entidades e organizações da sociedade civil parceiras

Para uma gestão de excelência no SUAS, converse com a equipe da Secretaria de Assistência Social, coordenadores de equipamentos e técnicos do SUAS para entender: como os serviços estão estruturados, quais são os principais desafios e demandas da rede e quais projetos estão em andamento.

4- Mantenha você e seu time capacitados

A equipe da assistência social lida diariamente com situações complexas – vulnerabilidade social, violência, violação de direitos, emergência social, entre outras. Para que o atendimento seja efetivo e humanizado, os profissionais precisam estar bem preparados, atualizados e alinhados com as diretrizes do SUAS.

Investir em educação permanente para capacitação da equipe é um investimento estratégico, que melhora a qualidade dos serviços, evita falhas na execução dos programas e fortalece a política de assistência social no município.

Participar de capacitações e espaços de conhecimento e de trocas e construção coletiva do saber, como o SUAS 360, é uma importante ferramenta para desenvolver a capacitação tanto do gestor quanto da sua equipe!

5- Articule-se com outras políticas públicas

O SUAS atende pessoas em situação de vulnerabilidade, e as causas dessa vulnerabilidade muitas vezes envolvem fatores sociais, econômicos e de saúde que exigem ações conjuntas com outras políticas públicas.

A articulação entre Assistência Social, Saúde, Educação, Habitação, Trabalho, Justiça, entre outras áreas, fortalece a rede de proteção social e garante um atendimento integral às famílias e indivíduos em vulnerabilidade.

Por isso, para além de se articular as proteções sociais do SUAS e seus serviços, para garantir a integralidade no atendimento das necessidades e demandas do usuário, é muito importante pensar na intersetorialidade entre o SUAS e as demais políticas.

Saiba mais: Articulação e intersetorialidade no SUAS na prática

6- Planeje com dados confiáveis

Para realizar o planejamento das ações do SUAS, é preciso ter dados fidedignos para que o SUAS caminhe rumo ao que precisa ser ofertado à população.

E para se ter dados concretos que traduzam a realidade do território, a ferramenta é a Gestão da Informação! Ela possibilita fazer um panorama da Assistência Social no território, e desse modo, conhecer o SUAS a fundo, como ele está, o que oferta, a quem oferta, quanto ele custa, e o que é preciso para fortalecer e ampliar seus serviços.

E uma ferramenta de gestão em tempo real, como o GESUAS, é um poderoso instrumento para obter dados fidedignos para planejar as ações do SUAS.

Com o GESUAS você consegue integrar os equipamentos, gerar o RMA em segundos, acompanhar os benefícios eventuais concedidos, padronizar o registro das informações de atendimento e acompanhamentos, efetivar as ações de referência e contrarreferência e, principalmente, georreferenciar o território para localizar com precisão no mapa do município onde estão as famílias e indivíduos assistidos e as localidades onde ocorrem as vulnerabilidades e possuem tendência de risco social.

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7- Monitore e avalie os resultados

E o planejamento das ações do SUAS não caminha sozinha! Ela precisa estar alinhada com o monitoramento e a avaliação! A monitorização e avaliação são fundamentais para garantir que os serviços da assistência social sejam eficientes, cheguem a quem precisa e estejam em conformidade com as normativas do SUAS. Utilize indicadores para acompanhar o desempenho da política de assistência social no município e avaliar o impacto das ações desenvolvidas

Promover ações de monitoramento e avaliação, te fornece dados para que possa elaborar estratégias para que possa ter uma gestão de excelência no SUAS, garantindo a qualidade dos serviços e o cumprimento dos normativos bem como ter base para ampliar a rede socioassistencial conforme necessário.

Leia também: Gestão focada em impacto na assistência social: quais indicadores para medir as ações?

Gestão de excelência no SUAS: Conclusão

As ações aqui apresentadas são um caminho inicial para que você faça uma gestão de excelência no SUAS. Ser gestor do SUAS é um grande desafio, mas com conhecimento, planejamento e diálogo com a equipe e a sociedade civil, você pode fortalecer a política de assistência social no seu município e garantir atendimento qualificado à população em vulnerabilidade.

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